Então, você decidiu utilizar o accessiBe em seu site. Ótima escolha! O accessiBe é um pioneiro em tecnologia automatizada de acessibilidade na web e foi projetado para garantir que seu site seja acessível para pessoas com deficiência e esteja em conformidade com as regulamentações.

Neste artigo, guiaremos você passo a passo para garantir que você obtenha o máximo das capacidades do accessiBe e que a acessibilidade do seu site esteja funcionando no mais alto nível.


Instalando o accessiBe


Vamos começar garantindo que o accessiBe esteja instalado corretamente em seu site. Para funcionar de forma correta, você deve utilizar um dos nossos plugins de integração ou copiar e colar nosso código de instalação (script) no código-fonte do seu site.

Se você instalou o accessiBe utilizando um plugin, está tudo certo. Os plugins já cuidam de tudo para você. Se você usou o código de instalação do accessiBe, é importante garantir que o accessiBe esteja instalado diretamente dentro da tag body do seu HTML (não importa se está na abertura ou fechamento da tag). Você também pode instalar o accessiBe dentro da tag head, embora seja mais recomendado instalar dentro da tag body.

Importante: Não carregue o accessiBe em um arquivo JS separado (mas diretamente dentro do seu código-fonte), não envolva o script do accessiBe com lógicas personalizadas, como atrasos de carregamento ou outra, e não adicione nenhum CSS ou JS personalizado para substituir quaisquer funções do accessiBe.

Por fim, como parte do processo do accessiBe, ele enviará bots ao seu site para realizar a verificação e análise. Temos servidores em todo o mundo, o que significa que se você bloquear determinadas geolocalizações ou usar firewalls para impedir que os bots cheguem ao seu site, poderá estar bloqueando os processos do accessiBe. Alguns de nossos bots e servidores podem ser colocados na lista branca, outros não. Se utiliza algum bloqueio geográfico, leve isso em consideração. Se precisar de ajuda para colocar o accessiBe na lista branca, entre em contato diretamente com nossa equipe de suporte.



Testando o accessiBe


Agora começa a parte divertida! Depois de termos garantido que o accessiBe está instalado corretamente, é hora de testar seu site e garantir que a integração tenha sido bem-sucedida e que o accessiBe esteja funcionando como deveria em seu site.

A razão pela qual você gostaria de testar a integração é que, por melhor e abrangente que seja nossa inteligência artificial, ela ainda pode perder algumas coisas aqui e ali. Como todo software, bugs são raros, mas ainda podem existir, e se existirem, gostaríamos de detectá-los e abordá-los prontamente.

Em primeiro lugar, precisamos garantir que o accessiBe seja carregado corretamente em seu site e que nossos scanners funcionem como pretendido. Execute uma auditoria com o accessScan. Se o resultado for qualquer coisa que não seja "Compliant", se a verificação não for carregada ou se o seu site não parecer corretamente na janela de auditoria, entre em contato conosco para obter ajuda, pois a integração não está funcionando corretamente.


As melhores práticas e recomendações gerais de acessibilidade da accessiBe


Na próxima seção, forneceremos algumas melhores práticas para integrar o accessiBe e recomendações para ajudá-lo a alcançar o mais alto nível de acessibilidade.



Garantindo que as descrições de imagens sejam precisas


Descrições de imagens, também conhecidas como texto alternativo (ou um atributo HTML alt), são usadas pelos leitores de tela para descrever o conteúdo de uma imagem para um usuário cego. Como você provavelmente já sabe, o accessiBe usa inteligência artificial para fornecer essas descrições para imagens que não foram incluídas manualmente pelo proprietário do site.

A funcionamento é simples: nosso mecanismo de IA (visão computacional) cria um texto alternativo a partir dos objetos que aparecem na imagem e do texto incorporado. Por exemplo, uma imagem de pessoas jogando bola na praia com o texto "50% de desconto em roupas de praia" receberá um texto alternativo como: "50% de desconto em roupas de praia. Pessoas jogando futebol na praia durante o dia".

A IA é uma ótima maneira de descrever uma imagem para uma pessoa cega, mas, por melhor que seja, nem sempre tem o contexto que as pessoas têm. Por exemplo, aquelas pessoas na praia podem ser jogadores famosos de futebol como Messi e Ronaldo, que estão anunciando uma venda específica. Uma IA saberá que as pessoas estão lá, mas não saberá quem são ou seus nomes, o que às vezes é uma informação importante para transmitir ao usuário.

Embora as descrições de IA do accessiBe sejam acessíveis e compatíveis, para garantir a melhor experiência possível para o usuário, recomendamos fornecer seus próprios textos alternativos que descrevam abrangente e adequadamente uma imagem, incluindo objetos, pessoas, nomes e textos dentro dela, e contar com a IA do accessiBe como um método de backup.

Garantindo que o trabalho manual de acessibilidade não substitua o acesso do accessiBe



Como política, accessiBe honra o trabalho de acessibilidade manual que foi implementado e não o substitui, pois leva em consideração que se você implementou ajustes de acessibilidade expressa e explicitamente, você deseja que eles permaneçam intactos.

Isso permite que proprietários de sites e desenvolvedores incorporem a acessibilidade de várias maneiras. Os sites podem implementar o trabalho manual como complementar ao accessiBe ou o oposto, dependendo de seus conhecimentos, habilidades e orçamentos.

Portanto, se você implementou ajustes de acessibilidade manual sem uma compreensão adequada de como funciona a acessibilidade na web e seu trabalho manual estiver incorreto, nem sempre será substituído pelo accessiBe (ele substituirá em alguns casos, mas na maioria das vezes não).

Apoiamos totalmente e ficamos felizes se nossos clientes participarem do processo de acessibilidade. Lembre-se de ter certeza de que sabe o que está fazendo, e sempre estamos felizes em ajudá-lo a orientá-lo se você não tiver certeza.



Relatando e resolvendo problemas de acessibilidade


Caso você, sua equipe de desenvolvimento ou até mesmo um usuário tenham encontrado um problema de acessibilidade, gostaríamos de saber o mais rápido possível para que possamos analisá-lo, entender suas causas e resolvê-lo. Nossas equipes de atendimento ao cliente e suporte técnico são seus melhores pontos de contato para relatar qualquer problema desse tipo, e você pode fazer isso enviando um e-mail para support@accessibe.com. Certifique-se de que seu e-mail inclua as seguintes informações:


  1. Um link direto para a página em que ocorre o problema.
  2. Instruções passo a passo para reproduzir o problema nessa página.
  3. A tecnologia assistiva usada (JAWS, NVDA, VoiceOver, etc.) ou nenhuma.


Indo além da automação


Como você sabe, accessiBe é a solução de acessibilidade web mais abrangente do mundo. Seu site pode incluir elementos que não fazem parte do código-fonte do site. Portanto, o accessiBe ainda não automatiza a solução desses elementos e exige um serviço adicional. Por favor, entre em contato com o nosso atendimento ao cliente se você tiver um dos seguintes itens para que possamos fornecer um orçamento separado:

  1. Arquivos PDF, PPT ou Excel
  2. Vídeo e áudio (esses requerem legendas ocultas e/ou descrições de áudio e/ou transcrições)
  3. Se sua organização exigir um VPAT (Modelo de Acessibilidade do Produto Voluntário)

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